Depois que o papa Francisco escreveu a reconhecida encíclica Laudato Si' que a questão da Casa Comum, da Ecologia Integral, do cuidado pelo meio ambiente, passou a ser uma dimensão que não pode deixar de estar presente na reflexão e testemunho dos cristãos e das comunidades cristãs. São muitas as dimensões da Ecologia Integral (relação com Deus, consigo mesmo, com os outros, com a Terra) que devem ser integradas na Catequese, na Liturgia, no Testemunho pessoal dos cristãos, mas também da comunidade paroquial. A encíclica, reconhecida até pelos não-cristãos, é ainda muito pouco conhecida por aqueles que professam a fé no Deus Criador, apesar de todas as iniciativas que o próprio papa tem proposto. Na nossa paróquia, vamos também caminhar nesse sentido.


04 outubro - Dia de São Francisco de Assis

Oração de São Francisco de Assis:

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor. Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. Onde houver Discórdia, que eu leve a União. Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado
e é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém.


Tempo de Criação 2021

Todos os anos, de 1 de setembro a 4 de outubro, a família cristã une-se para a celebração mundial de oração e ação pela proteção da nossa casa comum. Como seguidores e seguidoras de Cristo, de todos os cantos do mundo, partilhamos um papel comum de guardiões e guardiãs da criação de Deus. Percebemos que nosso bem-estar está interligado com o bem-estar da criação. Alegramo-nos com esta oportunidade de cuidar de nossa casa comum e das irmãs e irmãos que nela habitam. Neste ano, o tema para este tempo é «Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus».

Leia mais...


Semana Laudato Si’ 2021

A Semana Laudato Si’ 2021, que decorrerá durante esta semana, de 16 a 25 de maio, e cujo tema é “Sabemos que as coisas podem mudar”(LS 13), será a coroação e o encerramento do Ano Especial da Laudato Si’ e a celebração dos grandes avanços que toda a Igreja deu no caminho da conversão ecológica.
A Semana Laudato Si’ 2021 também será um momento para refletir sobre o que a pandemia da COVID-19 nos ensinou e para nos prepararmos para o futuro com esperança.

No vídeo seguinte, o Papa Francisco convida-nos para a Semana Laudato Si’ 2021:

Nesta Semana Laudato Si, também podemos refletir em família com este vídeo:

 


MÊS DE MAIO/SEMANA LAUDATO SI’

No dia 24 de Maio, faz 6 anos que o papa Francisco publicou a Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum. E é uma questão tão importante para ele que nos propõe viver uma Semana Laudato Si’, a partir deste Domingo.
Para além de outras iniciativas (palestras, diálogos, oração) com o objectivo de encontrar e propor acções concretas para cuidar da nossa Casa Comum, a Semana Laudato Si’ (Roma) contará também com um envio missionário que animará os fiéis a ir e anunciar o Evangelho da Criação a todos os lugares da Terra.
A Oração do Terço desta semana terá essa intenção.


Hoje é o Dia Internacional da Fraternidade Humana

O Papa Francisco irá celebrar o Dia Internacional da Fraternidade Humana num evento virtual organizado pelo xeique Mohammed bin Zayed em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, com a participação do grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, do secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, e de outras personalidades.

Link para a notícia completa: https://www.leiria-fatima.pt/hoje-e-o-dia-internacional-da-fraternidade-humana/


PAROQUIA SANTA MARIA DE ESMORIZ
ANO PASTORAL 2020 / 2021

 

PROJETO TRANSVERSAL – LAUDATO SI

 

O desafio urgente de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na procura de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar … A humanidade ainda possui a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum.

As Crianças e os jovens exigem-nos uma mudança. Eles interrogam-se como é possível pretender-se construir um futuro melhor sem pensar na crise do ambiente e no sofrimento dos excluídos”.

(Laudato si’ 13)

 

Como os Ramos na Videira – Todos Família * Todos Irmãos

Neste projeto Laudato Si, vamos seguir o Plano Diocesano Pastoral para o ano 2020 – 2021, vamos assentar a nossa matriz de trabalho em quatro pilares da Encíclica:

Relação com Deus, relação comigo próprio, relação com o próximo e relação com a natureza.

 

Do “Plano Pastoral Diocesano 2020 2021”

Relação com Deus:
Pede-se uma maior atenção à figura divina do Pai, que se reflita numa maior consciência da nossa filiação divina e na exigência de uma fraternidade humana alargada a todos.

Relação comigo próprio:
Proporcionar a experiência do amor de Deus como Pai e da Igreja como uma Mãe de coração aberto.
Proporcionar experiências diversificadas, presenciais e partilhadas digitalmente, de oração e de celebração, para além da Eucaristia (Liturgia das Horas, Lectio Divina, Adoração do Santíssimo, Oração de Taizé), de modo a despertar o desejo e a fome da Eucaristia, que se manifestará como Oração por excelência, fonte e cume da vida e da missão dos cristãos.

Relação com o próximo:
Dar uma dimensão familiar a toda a pastoral, na experiência eclesial da fraternidade, da proximidade e da partilha de bens.
Combater a pandemia da indiferença com o amor criativo, contando, desde logo, com o envolvimento e compromisso sociocaritativo dos jovens, que correm à nossa frente na dinamização da ação solidária.

Relação com a Natureza:
A celebração de um ano dedicado à Encíclica Laudato Si’ impele-nos a alargar o horizonte do nosso cuidado pela Casa comum: não apenas a família e a Igreja, como a Criação inteira, que nos é confiada como dom e missão.
Assumir a vocação que Deus Pai e Criador nos confiou de guardiões da obra de Deus, como parte essencial de uma vida cristã virtuosa.

Dinamizem-se iniciativas pedagógicas e promovam-se atitudes concretas para uma ecologia integral, no âmbito do cuidado da Casa comum, nomeadamente acolhendo as propostas do Ano Laudato Si’, promovidas pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

 

Objetivos para este ano do nosso Projeto

1. Resposta ao clamor da terra (maior uso de energia renovável limpa e redução de combustíveis fósseis para alcançar a neutralidade do carbono; esforços para proteger e promover a biodiversidade, etc.)

2. Resposta ao Clamor dos Pobres (defesa da vida humana desde a concepção até a morte e todas as formas de vida na Terra, com atenção especial a grupos vulneráveis, como os nossos idosos, crianças em situações de risco, etc.)

3. Economia ecológica (produção sustentável, comércio justo, consumo ético, investimentos éticos, desinvestimento em combustíveis fósseis e qualquer atividade econômica prejudicial ao planeta e às pessoas, investimento em energia renovável, etc.)

4. Adoção de estilos de vida simples (sobriedade no uso de recursos e energia, evitar uso exclusivo de plástico, adotar uma dieta mais baseada no consumo de plantas e reduzir o consumo de carne; maior uso do transporte público e evitar meios de transporte poluentes, etc.)

5. Educação Ecológica (repensar e reformular as grades educacionais, promovendo a reforma das instituições educacionais no espírito da ecologia integral, de modo que se gerem consciência e ação ecológicas; promovendo a vocação ecológica de jovens, professores e líderes da educação etc.)

6. Espiritualidade ecológica (recuperar uma visão religiosa da criação de Deus, incentivar um contato maior com o mundo natural, em espírito de admiração, louvor, alegria e gratidão; promover celebrações litúrgicas centradas na criação, desenvolver catequese ecológica, oração, retiros, formação etc.)

7. Ênfase no envolvimento da comunidade e na ação participativa para cuidar da criação nos níveis local, regional, nacional e internacional (promover a defesa do meio ambiente através de campanhas populares, incentivar o enraizamento no território local e nos ecossistemas dos arredores, etc.)

 

Ideias e Planos para realização neste ano Pastoral

- Publicação dos Jovens e crianças no Jornal da Voz de Esmoriz temas relacionados com a Laudato Si;

- Criar e incentivar pequenos grupos na Catequese/Jovens/Acólitos/Escuteiros a realizar pequenos projetos inseridos na temática do proteger a casa comum;

- Criação de exposição com o trabalho desses mini projetos dos pequenos grupos e doação de àrvores;

- Proporcionar momentos de introspeção de cada um com a temática relação com Deus;

- Trabalhar em conjunto com a Pastoral da Caridade num ou vários momentos de interajuda ao próximo;

No plano trienal 2020 2023 - Criação do JARDIM LAUDATO SI.

 

Endereço eletrónico: laudatosi@paroquiadeesmoriz.pt