A cruz peregrina e o ícone "Salus Populi Romani", símbolos da Jornada Mundial de Juventude (JMJ), estiveram este final de tarde com os jovens de Esmoriz no adro da nossa Igreja Matriz... foram momentos de oração e de encontro com Jesus que nos escuta e nos acolhe através de todos os outros que nos rodeiam...
Foi uma hora com inúmeros momentos únicos e históricos na vida da nossa Cidade que dificilmente vamos conseguir repetir... estes símbolos correm o mundo desde 1984 e já passaram por milhões de outras pessoas que os acolheram e adoraram... hoje foi a nossa vez...
SÍMBOLOS CHEGARAM A ESMORIZ
A cruz peregrina e o ícone "Salus Populi Romani", símbolos da Jornada Mundial de Juventude (JMJ), chegaram a Esmoriz... começou com a visita à Escola Secundária de Esmoriz, sede do Agrupamento de escolas de Esmoriz Ovar-Norte pelas 14, permanecendo junto dos jovens e restante comunidade escolar.
JMJ 2023: Comité Organizador Diocesano do Porto iniciou funções
Foto: João Lopes Cardoso
Apresentamos aqui a estrutura interna, os rostos e os nomes do Comité Organizador Diocesano da JMJ no Porto. Em reunião online o bispo do Porto agradeceu o empenho de todos e pediu que sejam tocados os mais afastados.
Decorreu na passada quinta-feira, 25 de fevereiro, por via online, a primeira reunião dos 18 membros que compõem o Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. Uma equipa constituída para dinamizar na diocese do Porto o grande evento de juventude marcado para Lisboa daqui a dois anos.
Como tem sido repetido muitas vezes pela organização da JMJ, o caminho de preparação da Jornada é o mais importante desta iniciativa criada por S. João Paulo em 1985. Mais do que os dias do grande encontro em 2023 será essencial fazer caminho com os jovens.
A organização das pré-jornadas, a preparação do acolhimento de quem nos visitará e a animação e dinamização dos grupos e movimentos de jovens serão algumas das principais atividades que o COD, agora criado, deverá levar a efeito.
Na primeira reunião, o bispo do Porto a todos saudou motivando para o trabalho a realizar. “Conto convosco” – disse D. Manuel Linda assinalando que podem contar com ele. “Foram considerados dignos para esta missão” – declarou aos membros do COD.
O bispo do Porto fez dois pedidos: “que nenhum movimento fique para trás” e que “toda a gente seja tocada”, principalmente os que estiverem “mais afastados” da Igreja. “Tocados com muito otimismo” – frisou.
Por sua vez, o padre Jorge Nunes, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude assinalou neste encontro o desafio do acolhimento e a importância das pré-jornadas. A todos pediu empenho e proximidade. Assume coordenação do COD juntamente com o padre André Machado.
Apresentamos aqui a estrutura interna, os rostos e os nomes do Comité Organizador Diocesano da JMJ no Porto.
RS
Paróquia de Esmoriz © 2023 | Desenvolvido por Desafios Coincidentes